Artigo
“A CASA CAIU” – Polícia Federal cumpre mandados em Araputanga
Sete mandados expedidas pela Justiça Federal, estão sendo cumpridas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 20 de agosto
por - Sebastião Amorim - A Operação Padrino, deflagrada na manhã desta quinta-feira (20/08), por agentes da Polícia Federal, em Araputanga, pode ter surpreendido membros do Poder Executivo Municipal.
A notícia da “visita” dos Federais na Prefeitura e em outros endereços, na Cidade de Araputanga, disseminou como fogo em rastilho de pólvora, através das Redes Sociais.
OBJETIVO
De acordo com informações obtidas pela Folha, junto à Comunicação da PF o objetivo da Operação é combater fraudes à licitações e desvio de recursos públicos em Araputanga/MT.
São sete mandados de busca e apreensão; em princípio eles ocorrem na sede da Prefeitura e em empresas e residências da cidade. Nomes não foram divulgados.
ORIGEM
Consta que a operação Padrino teria originado em denúncia encaminhada à Promotoria de Justiça de Araputanga. Ao cumprir os mandados judiciais, os federais visam angariar provas relacionadas aos crimes supostamente cometidos, bem como, apura quem são os sevidores que estão envolvidos, além de contratados e empresários que atuaram em favor do esquema criminoso.
A CASA CAIU
Se ficarem comprovadas as suspeitas, através das investigações da Padrino, o ditado popular, ‘a casa caiu’, estará configurado.
Os federais estão em busca de comprovar se a empresa de um servidor público foi subcontratada de forma ilegal por pessoa jurídica vencedora de licitações no município. A ação pode evidenciar o direcionamento e o favorecimento pessoal dos envolvidos, além de demonstrar vínculos de intimidade entre os sócios das empresas vencedoras e os agentes públicos.
APREENDIDOS
Populares comentam que a PF apreendeu na casa de um ex-secretário, cinqüenta mil reais, dinheiro em espécie; fotos que circulam no site folhamax mostram jóias apreendidas na Operação.
GUINCHO
Uma caminhonete também foi apreendida pela Polícia e levada pelo serviço de guincho da Polícia Federal.
MOMENTO TERRÍVEL
O trabalho dos Agentes da PF na Prefeitura de Araputanga não poderia ocorrer em momento pior; ocorre que o prefeito Joel Marins de Carvalho é natural pré-candidato à reeleição. Ainda não há informações acerca do assunto, todavia, não restam dúvidas que o assunto reverberará e, será fonte de argumentação sustentável, com imagens e vídeos, para adversários que pretendem pedir votos, para assumir a cadeira, como novo prefeito municipal, a partir de janeiro de 2021.
O cenário manchará o mandato do atual prefeito que, a depender do julgamento do eleitor, poderá caminhar para fim melancólico.
MATÉRIA RELACIONADA:


